O perfeccionista tende a dar uma importância exagerada a tudo e nunca se sente satisfeito. Ocupa-se mais do que o necessário com pequenas tarefas e tende a ficar com a sensação de que poderia ter feito ainda melhor.
A energia e o tempo gastos para alcançar seus objetivos são sufocantes. Quando alguma coisa fracassa surge a frustração que pode gerar uma crise de tristeza, agressividade e culpa.
O perfeccionismo pode estar ligado à arrogância e ao medo de errar. Acredita que tudo deve ser perfeito, não admite erro ou mudança. Outro aspecto negativo do perfeccionista é a procrastinação, desculpas e explicações lógicas que são criadas para adiar algo que já está pronto para começar.
O perfeccionista espera que todos ao seu redor sejam perfeitos e se incomoda quando não consegue aplicar aos outros as suas regras.
Segundo a psicóloga americana Mônica Ramirez Brasco, identifica dois tipos de perfeccionista:
– Intrínseco: apresenta baixa autoestima e confiança. Sente como se qualquer erro fosse terrível e que não contará com o carinho e aprovação dos outros. Nunca estão satisfeitos com eles mesmos.
– Extrínseco: não confiam nas habilidades ou capacidades dos outros, por isso não conseguem delegar. Exigem das pessoas a perfeição que eles procuram em si mesmos.
Características positivas:
São responsáveis, entusiastas, competentes e comprometidos. Além de polivalentes, assumem vários papéis, sem prejudicar a qualidade.
Como profissionais, tendem a provar seu valor desempenhando-se melhor que todos os outros. Suas vidas giram em torno de fazer coisas que sejam completas e impecáveis sob todos os aspectos.
Tem tendência de concentrar suas energias num aspecto determinado e pode negligenciar outros. Motivados pela necessidade de provar a eles mesmos e aos outros que são pessoas de valor. Possuem um padrão elevado demais, exigindo muito de si mesmos.
Como não aceitam o fracasso, evitam correr qualquer tipo de risco, reduzindo a chance de sucesso. Associam as falhas à derrota, arriscando-se menos e perdendo oportunidades de aprender com os erros.
O perfeccionista acredita que só terá respeito dos outros por meio de suas conquistas e não pelo que ele é. Necessita da aprovação constante dos outros, acredita que se tornar perfeito é a única maneira de evitar a crítica e ter a aprovação das pessoas.
“O perfeccionista confunde fazer o melhor que pode com o melhor que existe.”
Para a melhora deste aspecto, o primeiro passo deverá ser compreender os motivos do seu comportamento e compreender que o perfeccionismo é uma escravidão e está fundamentada na falta de autoconfiança.