O abuso sexual está envolto em muitos mito, para a prevenção ao abuso sexual é fundamental desconstruir esses mitos que causam uma falsa sensação de segurança para os adultos e deixa as crianças ainda mais vulneráveis.
Quando falamos sobre mitos relacionados ao abuso sexual infantil, o primeiro mito que precisa ser desconstruído é acreditar que o abuso sexual é algo raro, que só acontece em comunidades afastadas. Acreditar que jamais irá acontecer na sua família, que só acontece em famílias desestruturadas.
Infelizmente muitas vezes são divulgados casos e situações sensacionalistas nos meios de comunicação com informações equivocadas que geram medo e ansiedade, mas não servem para proteger as crianças.
É necessário desmistificar, conscientizar e parar de varrer a sujeira para debaixo do tapete. Só nos protegemos de algo que conhecemos, sabemos os riscos, perigos e armadilhas.
Não existe distinção, abusadores sexuais marcam como alvo todos os tipos de crianças, independente da classe social, idade, sexo ou tamanho.
Estima-se que 228 crianças são abusadas sexualmente por hora. Sendo 4 crianças por minuto e 1 criança a cada 15 segundos.
Pode ser que uma criança que você conhece esteja precisando de ajuda neste exato momento!
Estudos revelam que a cada 10 adultos, 4 tiveram experiência sexual negativa na infância.
Os abusadores são espertos, manipuladores e capazes de enganar a todos os tipos de família, não basta acreditar que só acontece em famílias desestruturadas.
O mito que o abuso sexual infantil é raro só faz com que muitas denuncias de crianças abusadas sejam ignoradas ou interpretadas como fantasias.
Precisamos acabar com esse mito! Divulgar o tema, levar conhecimento e informação adequada para a proteção das nossas crianças.

 

 

Vivian C. Esteves
Psicóloga – CRP 06/11.0593