As nossas bagagens emocionais são as mágoas, perdas, sentimentos de culpa, acontecimentos catastróficos, traumas, mazelas, ressentimentos, frustrações, injustiças, rejeições, entre outros que vamos acumulando ao longo dos anos durante toda a nossa vida.

Através de situações e vivências desde a nossa infância com os nossos pais e das nossas heranças familiares. Ao longo do tempo carregamos mais bagagens chegando a ficar muitas vezes difícil de transportar. Essas bagagens nos impedem de seguir em frente de forma mais ágil e leve.

O peso da nossa bagagem emocional, dos acontecimentos em nossa vida somos nós mesmos que colocamos muitas coisas que não deveríamos levar a sério, mas a nossa mente parece uma balança que incrivelmente sempre vai pesando tudo em nossa vida.

Muitas dessas bagagens geram medo, o medo de reviver esses sentimentos negativos faz com que passemos a nos fechar para o mundo para os outros relacionamentos e outras possibilidades.

Não permita que as suas experiências do passado feche as portas para o futuro. As vivências mesmo as negativas podem te ajudar a direcionar quais as portas que irá abrir nesse novo tempo, mas não te impedir da possibilidade de abrir novas portas.

Por maior que seja a força emocional que possamos desenvolver, precisamos aliviar a nossa bagagem emocional que estão cheias das nossas feridas emocionais que não precisamos continuar carregando, mas transformar em aprendizado.

De tempos em tempos precisamos abrir nossa bagagem e vasculhar o que temos guardado. Precisamos avaliar se o peso que estamos carregando é justo que ainda esteja lá. Depois de fazer essa limpeza, saberemos que as bagagens que permaneceram são nossas e fazem parte da nossa história de vida.

Todos nós temos a nossa bagagem, a nossa história de vida, nossas experiências boas ou ruins, elas fazem parte de nós e não há como mudar! Mas temos a possibilidade de rever, reavaliar, ressignificar e abrir novo espaço interno para que coisas melhores venham a preencher com bagagens novas.

Reavalie o que você anda carregando, decida abandonar, se liberte das bagagens que não servem mais e o impedem de alcançar o sucesso e conquistar uma vida mais leve!

“Que a dor de um adeus não seja maior que a alegria de um recomeço. Que o medo de errar não seja maior que a vontade de acertar. A vida vai ser sempre uma roda gigante e, se você não aguentar o frio na barriga na hora da descida, não vai sentir o vento no rosto e a sensação única da subida. E a vista lá de cima é incrível!”

 

Vivian Esteves

Psicóloga

CRP 06/11.0593

www.vivianesteves.com.br

https://www.facebook.com/vivianestevespsicologa/

http://www.instagram.com/psicologa_vivianesteves/