Diariamente nos deparamos com diversos tipos de emoções boas ou ruins: raiva, ira, angustia, mágoa, tristeza, alegria, felicidade, etc. Todas elas fazem parte da nossa vida. O problema começa quando esses sentimentos fazem morada em nossos corações.
Ao longo da nossa vida acumulamos sentimentos negativos com relação aos fatos do passado. Muitas vezes a simples lembrança destes fatos traz um desconforto emocional.
Desde a primeira infância somos ensinados a fazer a higiene do nosso corpo, dentes, roupas, casa, material, ambiente de trabalho, etc. Aprendemos o quanto a higiene é fundamental para termos saúde e qualidade de vida.
Nos últimos tempos com a situação em que o nosso planeta se encontra, percebemos que cresce cada dia mais um enorme incentivo em como cuidar melhor dele, em como conservar a natureza, em reciclar o lixo. Alguns tipos de lixos levam anos para se decompor, outros até séculos.
Mas ninguém fala sobre a importância da higiene da nossa mente. Infelizmente há emoções e sentimentos negativos em nossos corações que estamos trazendo há anos.
Há muitos corações em nossa sociedade repletos de lixo emocional. Lixos que o nosso coração não sabe como reciclar, não sabe como diferir, até porque essa não é a função dele. Também como ele vai se livrar de um ressentimento se cada dia mais o alimentamos?
Um coração cheio de ressentimento, mágoa, ódio, sentimento de vingança, rejeição, insegurança, poderá gerar o que? Um coração ferido e machucado só poderá frutificar mais feridas e machucados para si mesmo e para as outras pessoas que o rodeiam. Um coração ferido e machucado atrai outro coração ferido e machucado.
Olhemos para o nosso coração quando nós machucamos as pessoas, quando somos nós mesmos que ferimos. Fatalmente iremos constatar que o nosso coração estava ferido e não sabia como pedir ajuda, então projetamos essa dor intensa nas pessoas.
Precisamos de uma área para depositar nosso lixo emocional, para guardar o seu próprio tempo de decomposição, de processamento para maturar a dor.
Existirão momentos em que teremos que fazer uma escolha entre ficarmos nos lamentando pelo passado ou olharmos para frente com energia e entusiasmo.
Infelizmente, grande parte da humanidade vive no calabouço de suas emoções, sequestrados e acorrentados por rancores, atormentados por sentimentos de vingança e limitados por terem gastado toda sua energia produtiva e seu potencial com o lixo emocional que foi acumulado por décadas, e o pior, sempre se convencendo de que a culpa é de alguém.
Algumas dicas para se livrar do lixo emocional:
– Olhe para frente, o passado ficou para trás.
– Perdoe. Mesmo a outra parte não merecendo. Você merece ser livre. A decisão está em suas mãos.
– Não culpe terceiros por sua miséria emocional.
– Apaixone-se pelo futuro. Do passado retire só o aprendizado.
– Aprenda a perder para ganhar. Sem abrir mão de nada, muitos acabam com nada.
Trabalhe as suas emoções, faça as pazes com você mesmo e seja o autor da sua história. Jogue fora todo e qualquer lixo emocional, assuma o controle e sinta aa maravilhas dessa dádiva que você recebeu chamada vida!