Um assunto muito falado nos noticiários, internet e redes sociais “O jogo baleia azul”
Não vou me ater a falar sobre como funciona o jogo e os seus desafios, mesmo porque você já deve ter visto diversos posts e vídeos falando sobre isso. Mas o que quero compartilhar é o que verdadeiramente está por trás desse jogo!
Acreditamos que um jovem emocionalmente saudável não irá cometer suicídio. Mas aquele jovem sensível, debilitado emocionalmente e que participa do jogo ou assite a série “13 reasons why?”, esse pode ser influenciado, como temos visto e acompanhando os casos de suicídio, tentativas de suicídio e automutilação.
Nesse momento nos deparamos com a causa de tudo isso, quando precisamos falar sobre depressão e suicídio!
A depressão é uma doença muito séria. Até 2020 será a doença mais incapacitante no mundo. É um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
O Brasil é o oitavo país no mundo com o maior número de suicídio. Nos últimos 25 anos o Brasil teve um aumento de 30% nos casos de suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo.
Podemos ver que a questão já existe a muito tempo e é mais embaixo, pouco difundido, mas somente agora com a repercussão do jogo que o assunto está sendo discutido. É fundamental a informação, o conhecimento para identificar o que realmente está por trás disso tudo.
Os casos de suicídio entre o público jovem é muito alto e tem crescido nos últimos anos. A OMS já fala que o suicídio mata mais jovens que o HIV em todo o mundo.
Compreendendo tudo isso, podemos buscar entender o que faz esse jovem participar desse jogo, executar os desafios propostos e chegar ao ponto de completar o suicídio?
Será que foi o jogo que fez com que o jovem emocionalmente saudável desenvolvesse o comportamento suicida? Ou será, o mais provável, que esse jovem que ingressou nesse desafio e chegou ao ponto de tentar e cometer o suicídio já estava debilitado emocionalmente?
Sim! Você precisa se preocupar com o que seu filho está jogando, mas o foco é se preocupar com o seu filho. O que temos visto são jovens carentes, inseguros, focados no seu mundo virtual , isolados no seu computador, celular e internet.
Jovens que não compartilham, não se relacionam no mundo real e não se expressam, com pais ausentes, sem ação, permissivos, sem autoridade e sem tempo. Falta relacionamento, diálogo, carinho e interação.
Esses jovens que estão doentes precisam de atenção e cuidados. Estão gritando por socorro diante dessa geração com tanta liberdade e tantas dificuldades por não saberem se posicionar no mundo.
Aqui cabe uma reflexão, será que o jogo baleia azul é causa ou consequência? Se não fosse a baleia azul poderia ser qualquer outro bicho.
O que de fato está faltando é atenção cuidado, diálogo e relacionamento entre pais e filhos.
Vivian C. Esteves
Psicóloga – CRP 06/11.0593