As palavras matam por dentro e você precisa de uma verdadeira luta para permanecer viva por fora.
“As palavras podem ser como tiros na alma”
As feridas no coração não podem ser curadas com a distância ou com o tempo, porque é algo interno e memórias não desaparecem facilmente.
O verdadeiro significado da expressão “o tempo cura todas as feridas” é que quando o tempo passa e a pessoa conclui que é bobagem se agarrar as lembranças ruins a respeito de outra pessoa, ela é finalmente curada.
A mágoa não prejudica a mais ninguém a não ser você mesmo. Quando você guarda coisas ruins, elas lhe acompanham aonde quer que você vá como um peso desnecessário.
Na medida em que nos desenvolvemos e crescemos, crescem também as cobranças: você deve ser “mais isso” ou “mais aquilo”, o que muitas vezes desenvolve uma sensação de imperfeição, de incompletude e inadequação.
Ao incorporar essas cobranças, a pessoa começa a não se sentir digna de amor, do seu e do outro, por julgar-se defeituosa.
A forma como nos tratamos, respeitamos, reflete-se na forma como tratamos e respeitamos o outro. Enquanto não aprendemos a nos respeitar e amar, sempre nos sentiremos atraídos e também atrairemos pessoas que refletem este conceito ruim e nos tratam tão mal quanto nós nos tratamos.

 

 

Vivian C. Esteves
Psicóloga – CRP 06/11.0593