Você reconhece a importância de desenvolver a autoestima na criança?
Quem consegue durante a infância cultivar um sentimento estável e de autoconfiança, na vida adulta dificilmente será vitimado pela baixa autoestima. Ao contrário de uma pessoa que desde criança precisa conviver com o sentimento de que não vale grande coisa e que não é bem vindo.
Para ter uma autoestima elevada na vida adulta é fundamental ter como base:
A criança que é amada e aceita pelos pais ou parentes próximos que recebe o amor incondicional nos primeiros anos de vida tende a desenvolver a autoestima elevada. No entanto, se a criança sente que não foi desejada e é considerada como um “peso”, terá uma autoimagem negativa.
Caracterizado por demonstrações de pouca confiança que depositam na criança, expondo seus erros, ignorando seus sucessos, ocasionando a falta de confiança. A criança que só escuta crítica, não recebe elogios, tende a acreditar que sempre terá que fazer algo para ser amada, acreditando que só será amada se corresponder às expectativas dos adultos. Ou quando os pais idealizam e a criança tende a se tornar perfeccionista, acreditando que tem de ser sempre um sucesso em tudo.
Quando a base para a autoestima que é fornecida pelos pais ou responsáveis não é estabelecida adequadamente gera consequências ao longo da vida, podendo muitas vezes repercutir na vida adulta, diante dos conflitos e dificuldades que passamos.

 

Vivian C. Esteves
Psicóloga
CRP 06/11.0593
#autoestimadacrianca
#emocoessaradas
#superacao
#prevencaoabusosexualinfantil