Todos nós, seres humanos, almejamos amar, ser amado e temos também a necessidade de sermos aceitos. É intrínseco ao ser humano desejar a aprovação do outro, por isso a desaprovação e a rejeição nos causam tanto sofrimento.
No entanto, é preciso que entendamos que as pessoas pensam de forma diferente e podem ter desejos opostos aos nossos, portanto, nem sempre seremos prioridade para aqueles que são para nós.
As pessoas que estão constantemente em busca de aprovação de outras pessoas, em certo momento as afastam. Elas ficam presas à necessidade desesperada de provar o seu valor, vez por vez, sempre tentando chamar a atenção positiva das pessoas ao seu redor. Ironicamente, elas muitas vezes obtém o resultado oposto, porque sugam a energia dos outros, ao sempre tentar conseguir a sua atenção, acabando por irritá-los. Ainda pior, elas se esgotam no processo e, eventualmente, frustam-se porque não conseguem o que queriam.
A dependência emocional acontece quando alguém depende de outro para ser feliz, para se sentir bem, para se sentir amada, para tomar suas próprias decisões. Pode ser um sofrimento leve e quase imperceptível ou até um transtorno mental que exige tratamento.
Há algo muito mais importante na vida, e há muito mais motivos para se esforçar do que conseguir aprovação de outras pessoas. Se você quer ser amado pelas pessoas, ajude-as. Dê a elas o amor que você deseja ter. Elas nem sempre lhe retornarão esse amor, mas isso vai lhe ajudar a encontrar a felicidade no ato de dar, e não de receber.
O começo da mudança acontece quando a pessoa consegue se valorizar. Como diz Osho: ” Se você é capaz de ser feliz quando está sozinho, você aprendeu o segredo de ser feliz.”

 

Vivian C. Esteves
Psicóloga – CRP 06/11.0593