A sua autoestima depende da maneira que você pensa sobre si mesma, ou seja, os seus pensamentos formam a base da sua autoestima. A forma como você fala consigo mesma reflete o que você pensa a seu respeito.

A conversa interior que você realiza é fundamental para a construção (ou destruição) de uma autoimagem positiva. Cada vez que você se critica, causa em sua autoestima uma grave ferida, aumentando sua dificuldade de sentir-se bem consigo mesma. Se você tem um crítico interno sempre fazendo com que se lembre dos seus defeitos, vai se considerar sempre uma vítima, pobre coitada.

A autoestima é construída de dentro para fora.  É a aceitação de si mesma, se tratar com amor, gentileza, cuidado e admiração. A melhor estratégia para resolver os problemas de autoestima não importa onde ou como foram criados é tratar a si mesma com respeito.

Mulheres com baixa autoestima tendem a aceitar muito menos do que merecem e acabam se conectando com parceiros frios, críticos, instáveis ou agressivos que reproduzem as experiências negativas de sua infância.

Mulheres com baixa autoestima têm mais dificuldade em ficar sozinha, tomar decisões, definir limites, traçar e alcançar metas e desfrutar de relacionamentos íntimos. Além disso, são mais vulneráveis ao aparecimento de depressões, vícios e disfunções sexuais.

Todas nós buscamos amor e aceitação incondicionais, mas muitas resistem a dar a si mesma o que tanto anseiam receber dos outros. Geralmente, não tem prática em ouvir ou dizer palavras gentis. Na hora de usar expressões que demonstrem carinho e apoio, tendem a se sentir pouco a vontade. Tanto para descrever a si mesma, como para falar de outros.

A auto aceitação é a única dádiva que você pode oferecer a si mesma que ninguém pode tirar. Aceitar-se é um importante ato de amor e um elemento essencial para a construção da verdadeira autoestima.

A mulher com autoestima alta tem uma conversa interior totalmente diferente com afirmações positivas, ressaltando e buscando suas qualidades, lembrando que os seus pensamentos são poderosos e focando no que realmente importa.

Toda mulher tem qualidades interiores e exteriores. Aceite a si mesma! Independentemente de todas as dificuldades pelas quais tenha passado, você precisa olhar para o seu interior e perceber que é perfeita exatamente como é.

As mulheres que gostam de si mesmas se levam a sério. Sabe quem são, não abrem mão e não negociam os seus valores e seus objetivos. Assim como sabem estabelecer limites que é fundamental para a construção da autoestima.

Seja positiva e sincera, não tenha medo de expressar seus sentimentos. Dizer coisas boas para os outros é o primeiro e o mais importante passo do processo que vai torna-la capaz de tratar a si mesma com amor e respeito. Toda vez que palavras positivas saem da sua boa elas ressoam em seu interior.

 

 

Vivian C. Esteves

CRP 06/11.0593

Psicóloga formada há 16 anos, Terapeuta Cognitiva, MBA em Gestão de Pessoas, Pós Graduanda em Terapia Sexual na Saúde e Educação.

Atua no atendimento psicológico de adolescentes, adultos e casais. Realiza palestras e cursos na área da sexualidade e prevenção ao abuso sexual infantil. Desenvolve grupo terapêutico para restauração de mulheres vítimas de abuso sexual na infância.